Monday, June 08, 2009

PROPOSTA CURRICULAR

EDUCAÇÃO BÁSICA DO KENNEDY
A educação Básica oferecida pela escola Estadual Presidente Kennedy objetiva tornar-se um referencial de qualidade do processo de ensino aprendizagem. Seu grande desafio além da inclusão, que busca tratar os diferentes dentro das diferenças, procura formar o indivíduo criativo, participativo e crítico, capaz de transformar à sua realidade, com vista a própria qualidade de vida e daqueles que lhes rodeiam.
A sociedade atual, denominada sociedade da informação ou do conhecimento vem apresentando mudanças rápidas, reflexos do processo de globalização que impulsionado pelas aberturas das comunicações, dos transportes dentre outros, superam as perspectivas da escola no que diz respeito a visualização das informações disponíveis e necessárias.
Tendo em vista essas mudanças, o objetivo fundamental a ser buscado pela educação é de um processo constituído a partir dos princípios que compreendam os quatros pilares que Delores intitula de: Pilares da Educação. Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a ser.
A educação assim, concebida, indica a função social da escola centrada na diversidade e realização integral da pessoa. Não mais uma educação baseada nos pressupostos racionalistas pautado no modelo cartesiano, mas uma educação totalizadora que perceba a pessoa corpo, espírito, inteligência, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade, capacidade para se comunicar e solidariedade. Significa, também, o desenvolver e ou aprimorar o processo de aprender a aprender como conquista e garantia das potencialidades inerentes a toda e qualquer pessoa.
Nessa perspectiva, a Escola Laboratório Presidente Kennedy estrutura a Educação Básica e oferecer a sua comunidade escolar o nível do Ensino fundamental, preconizado pela lei 9394/96, considerando o contexto de sua organização curricular a proposta de inclusão no sentido de atender não só aos alunos com necessidades educativas especiais, mas as diversidades culturais no que se refere ao reconhecimento das múltiplas etnias, preferências sexuais, linguagens e outros determinantes culturais presentes na sociedade contemporânea.
Dessa forma, a escola passa a adotar para a organização de sua escolaridade os anos de aprendizagem atendendo os pressupostos deliberados pelo Ministério de Educação e Cultura que estabelecem o Ensino Fundamental com duração de 9 anos.
O Ensino Fundamental
O Estado do Rio Grande do Norte, deste 2005, adotou o sistema de anos de escolaridade que atualmente está organizado em 9 anos assim definido: do 1º ao 5º ano e do 6º ao 9º ano.
Assim, a Escola Presidente Kennedy, promotora dos anos iniciais do Ensino Fundamental, admite a seguinte estrutura:
Primeiro ano (Alfabetização - faixa etária prevista para ingresso 6 anos completos);
Segundo ano (faixa etária prevista para ingresso 7anos);
Terceiro ano (faixa etária prevista para ingresso 8anos);
Quarto ano (faixa etária prevista 9 anos );
Quinto ano (faixa etária prevista 10 anos).
Considerando, então, perspectivas atuais da educação nacional e estadual, bem como as diretrizes políticas do Ensino Fundamental, incluindo as destinadas à inclusão e a cultura afro-descendente (inserida na disciplina de história).

FUNDAMENTOS DA PROPOSTA PEDAGÓGICA
A - Bases Epistemológicas
Diante do novo contexto que se delineia no mundo atual, novas práticas e novos saberes surgem fazendo com que o ato de ensinar e aprender sejam ressignificados respondendo aos anseios da dinâmica social. Não se trata apenas de mudar o livro didático, de estabelecer uma nova listagem de conteúdos. Nessa perspectiva, ensinar e aprender ganha maior dimensão, professor e aluno são aprendentes, ambos constroem e criam e recriam os próprios conhecimentos.
Nesse contexto, o processo de aprendizagem desenha-se em situações que permitem além do respeito às experiências previas, o despertar de conhecimentos desafiadores que devem ser aflorados por posturas crítica, mediante reflexão constante do fazer pedagógico.
Por essa razão, redefine-se a postura docente, que agora precisa ser mais autêntica e predisposta a encarar os desafios propostos pelos novos tempos. Torna-se necessário aos professores enfrentarem não só o desafio de ensinar, mas o de aprender, pois só assim serão capazes de desenvolver as competências necessárias às novas exigências sociais, consequentemente da escola na atualidade.
É, pois, nessa perspectiva de mudanças de atitudes que acreditamos no êxito de uma proposta pedagógica. È claro que muitos outros aspectos são somados a esses, mas não se pode negar a pertinência do novo olhar docente para se pensar numa educação de qualidade.
Todavia, é na base Epistemológica que se define o processo de como o aluno construirá o seu conhecimento, ou seja, que concepção de aprendizagem será norteada pela escola. Pensando na concepção construtivista pensar-se-ia logo nos grandes pensadores dessa área. Wallon chama atenção da formação integral, diz que a fluidez das emoções e do pensamento, tão necessário para o desenvolvimento completo da pessoa quanto a formação intelectual. (1986).
Piaget postula uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança. Afirma que o conhecimento quando transmitido não oferece as mesmas possibilidades, conhecer por meio de descobertas favorece a auto-aprendizagem tornando essa mais significativa. Correspondente ao meio em que o sujeito vive. Vygotsky reforça que em contato com o meio e com o outro o sujeito aprende e que modificando o ambiente ele se modifica. Defende ainda que a aprendizagem deva ser mediada e mostra que o “bom ensino é aquele que estimula a criança atingir um nível de compreensão e habilidades que ainda não domina completamente”.
Sobre os pressupostos definidos na base epistemológica a Escola Estadual (Laboratório) Presidente Kennedy, norteará as premissas de sua proposta pedagógica pontuando:
A escola tem uma função inclusiva -- ela deve possibilitar a aprendizagem a que todos que dela participa;
A convivência com os diferentes sem que haja hierarquia de cultura, etnia, gênero e classe social, bem como o respeito às individualidades devem fazer parte da riqueza do coletivo da escola;
A aprendizagem é um processo contínuo e inacabado por isso o conhecimento cultivado permanentemente deve primar pela qualidade e atender as necessidades dos aprendentes;
A parceria entre escola e comunidade torna-se necessário à construção de uma escola democrática;
O tempo e o espaço da escola são definidos em função dos alunos, razão maior do projeto pedagógico;
O relacionamento interpessoal entre a equipe da escola corroborará com a coletividade dos trabalhos escolar;
A valorização da capacitação do pessoal e os incentivos profissionais docente fundamentam o processo de ensinar com prazer e auto-estima;
B - Base Metodológica
A partir das bases Epistemológicas são construídas o fazer metodológico, ou seja, materializam-se as idéias que ganham vida nas ações pedagógicas, que expressa a concepção operacionalizadora da Proposta Curricular .
Nesse sentido a metodologia empregada no fazer da escola passa a admitir:
· Que o aluno seja sujeito ativo de sua aprendizagem, sendo esta construída num contexto desafiador, criativo e critico;
· Que o trabalho docente seja desenvolvidas numa profunda interdependência entre teoria e prática;
· Ênfase no relacionamento sócio - afetivo considerando que a aprendizagem acontece não só a pelo desenvolvimento das habilidades cognitivas, mas pelas atitudes de relacionamento entre seus pares;
· Foco nos conteúdos considerando os interesses dos alunos, a garantia de sua qualidade e dinamismo do processo de sua apreensão;
· Uso das novas tecnologias da informação como recurso de acesso as mais atualizadas formas de conhecimentos;
· Tratamento totalizador do conhecimento em detrimento da fragmentação e compartimentalização;
· Enfoque diversificado de atividades de forma a atender as diferenças no processo de aprendizagem;
· Enfoque na postura interventiva no sentido de promover a aprendizagem.
Para atender as recomendações expostas sugere-se o trabalho com projeto didático, aqui entendido como uma postura metodológica com princípios articuladores dos conhecimentos. Em relação aos temas oferecidos pelos projetos recomenda-se que seja levado em consideração as necessidades dos alunos ou acontecimentos significativos presentes no âmbito social da escola e da sociedade. È importante o envolvimento dos professores em toda e qualquer escolha, pois o projeto é reconhecido como uma experiência significativa de democracia.
A duração de um projeto dependerá da abordagem do seu tema, uma vez que este pode envolver desde um tema mais específico ou geral envolvendo toda a escola. O planejamento como instrumento indispensável das ações pedagógicas deve adotar o princípio da coletividade, pois é nesse momento que serão definidos os estruturantes ou etapas, bem como os meios e condições necessárias ao seu desenvolvimento.

COMPETÊNCIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL (1º ao 5º ano)
O trabalho com as competências será desenvolvido por meio de projetos, considerando os conhecimentos das áreas do currículo permeado pelos temas transversais. Os temas dos projetos devem ser sugeridos pelos alunos, atendendo suas necessidades e interesses, pelos professores ou mesmo pela escola no tocante aos conhecimentos que julgarem pertinentes à formação do aprendiz.
As oficinas pedagógicas envolvendo artes: plásticas, cênicas, musicais, devem ser vistas pela escola como atividades que deverão compreender o processo de formação global do aluno, por isso imprescindível ao currículo.
As atividades extra-classe compreenderão aulas passeio em espaços diversificados, pesquisas e contato com ambientes propícios à aprendizagem.
1º e 2º ano
Língua Portuguesa
Expressão oral

Objetivo:

Desenvolver a expressão oral, como instrumento de aquisição da autoconfiança da linguagem para melhoria das relações pessoais.
Reprodução de histórias lidas e ouvidas; Ilustração de histórias; Comentário de textos lidos; Conversas informais sobre fatos do cotidiano; Dramatização de situações do cotidiano e de textos lidos ou ouvidos; Descrição de pessoas, animais, fatos e lugares; Declamações de quadrinhas, poemas, trava-línguas, parlendas, adivinhas; Canto de músicas conhecidas e inventadas;
Compreensão da leitura oral e escrita:
Objetivos:
· Desenvolver habilidade de leitura para compreensão e interpretação, fonte de prazer e entretenimento.
· Compreender que a escrita tem diferentes funções na sociedade e que representa graficamente a linguagem.
· Interagir com diferentes tipos de textos;
Leitura e releitura do que já conhecem de memória; Leitura do próprio nome e dos nomes dos colegas; Predição de conteúdos de textos ou de palavras que podem aparecer no texto; Identificação das ações de personagens de pequenas histórias; Descoberta de letras em nome de colegas, frutas e animais; Identificação dos grupos sonoros parecidos dentro da poesia (rimas); Leitura de pequenos textos; Leitura coletiva de textos, localizando partes da leitura quando solicitado; Leituras de símbolos usuais estampados em embalagens, ambientes interiores e placas de ruas; perceber a semelhança de som inicial e final nos nomes dos colegas; Percepção da semelhança do som inicial e final nos nomes dos colegas; Compreensão da escrita como representação dos sons da fala através da leitura apontada pelo professor; Relacionamento do número de palavras utilizadas para escrever e falar seu nome; Leitura e escrita de listas; Percepção em textos impressos, os diferentes tamanhos de espaços que as palavras podem ter; Reconhecimento e acompanhamento em leitura apontada, a direção da escrita; Escrita do próprio nome e do nome dos colegas; Escrita utilizando o conhecimento de que dispõe sobre a escrita; ilustrar seus escritos; Participar de situações em que se experimenta a escrita em suportes variados, como quadro de giz, papel, chão e de leituras feitas pelo professor; Escrita de textos da memória; Compreensão da leitura como representação dos sons da fala através da leitura apontada pelo professor; relacionando o número de palavras utilizadas para escrever e falar seu nome.
Matemática 1º e 2º ano
Objetivo:
· Reconhecer os números, as operações, a contagem oral e as noções espaciais como ferramenta necessária no seu cotidiano, lidando com situações que envolvam idéias matemáticas, hipótese, situações problemas, sem deixar de reconhecer os conhecimentos prévios necessários à formação de novos saberes.
Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam suas necessidades; Utilização de contagem oral de noções de quantidade de tempo e de espaço; Utilização de noções simples de cálculo mental, como ferramenta para resolver problemas; Comunicação de quantidade utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais; Identificação de números nos diferentes contextos; Comparação de escritas numéricas; Identificação da posição de um objeto ou número numa série identificando o sucessor e o antecessor e o antecessor; Marcação do tempo por meio de calendário; Experiência com dinheiro em brincadeiras; Introdução as noções de medida de comprimento, peso, volume e tempo, pela utilização de unidades convencionais e não convencionais.
CIÊNCIAS – 1º e 2º ano
OBJETIVO:
Compreender a natureza como um todo dinâmico, formulando questões diagnosticando, propondo soluções para problemas reais, a partir do conhecimento científico, produção tecnológica, sem perder de vista a condição de vida.
1 O ambiente e suas transformações:
Conhecer qual o meio em que vivem e alguns elementos que os integram;
Caracterizar os diferentes ambientes e seus componentes, considerando a presença humana como maior responsável pelas ocorrências das transformações;
Estabelecer entre características e comportamentos dos seres vivos e condições do ambiente em que vivem;
Observar as diferentes formas de como a água é encontrada na natureza;
Reconhecer a importância da água para os seres vivos;
Investigar em diferentes lugares onde a água pode ser encontrada, reconhecendo os seus cuidados;
Reconhecer a qualidade da água utilizada em sua casa e na escola compreender que o ar existe, reconhecendo sua importância e cuidados;
2 Ser humano e saúde:
Investigação do ciclo da vida;
Observação do corpo considerando as características internas e externas;
Compreensão das transformações relativas ao corpo nas diferentes fases de desenvolvimento: ao nascer, na infância, juventude, idade adulta e velhice, respeitando e valorizando as diferenças individuais;
Valorização de atitudes e comportamentos favoráveis a saúde em relação a alimentação e a higiene pessoal, desenvolvendo a responsabilidade em relação ao próprio corpo e ao ambiente.
3 Recursos tecnológicos:
Investigação sobre a origem e os modos de obtenção de alguns alimentos, objetos de consumo e energia, utilizando a observação, experimentação e diversas fontes de informação;
Reprodução e manutenção de uma horta na escola;
HISTÓRIA E GEOGRAFIA- 1º e 2º ANO
Objetivos:
· Analisar semelhanças e diferenças, permanências e transformações de costumes, modalidade de trabalho, divisão de tarefas, organizações do grupo familiar e formas de relacionamento com a natureza, no sentido de ampliar a capacidade de observar as relações sociais e econômicas existentes no seu próprio tempo, reconhecendo a presença de outros tempos no seu dia-a-dia;
· Desenvolver hábitos e construir valores para a vida em sociedade, que permitam o desenvolvimento pleno, na construção de uma identidade própria, bem como o desenvolvimento da consciência, voltada para atitudes de respeito, as diferenças sócio-culturais que marcam a sociedade brasileira;
· Construir a identidade histórico cultural a partir das várias instituições sócio-vivenciais nas quais o aluno se encontra inserido cotidianamente;
Espaço geográfico, sociedade e natureza:
Noções e conceito de espaço, tempo e relações sociais e transformações; Compreensão do espaço da criança, do colega e de seus grupos na turma, na escola, na igreja e na família: estabelecendo relações entre o modo de como cada um vê seu lugar e como se deve agir na rua, na escola e na família; Características físicas e culturais relacionando-se as características do grupo social ao qual pertence; Conhecimento das relações entre as pessoas e o lugar: condições de vida, as histórias, as relações afetivas e de identidade com o lugar onde vive: - onde e com quem mora - onde e com quem estuda - em que e com quem trabalha - o que consome - com que e com quem se diverte. Descrição e representação através de maquetes e desenhos dos espaços onde convivemos: - sala de aula, escola, casa, o trajeto de casa a escola; Produção de mapas ou roteiros simples, considerando características da linguagem cartográfica, com relação de distância, direção, do sistema de cores e legendas; Identificação e descrição do que permaneceu e mudou no meio ambiente: casa, família, vizinhança, escola, bairro, considerando o tempo; Identificação da situação ambiental da sua localidade: proteção e preservação do ambiente e sua relação com a qualidade de vida e saúde Valorização de formas não predatórias de exploração, transformação e uso dos recursos naturais; Organização com auxílio do professor de pesquisas em: textos, exposições, desenhos e outros; História da família, do lugar em que mora e sua própria história; Identificação de transformações e permanências das famílias das crianças (pais, avós e bisavós)e nas instituições escolares referentes a: idade, sexo, trabalho,meios de comunicação; Interpretação e representação de posição e de movimento no espaço a partir de análises de maquete, esboço e itinerário; Valorização da utilidade dos elementos de referência para localizar-se e identificar a localização de objetos espaços; Estabelecimento de comparações entre objetos de espaço físico e objetos geométricos, esféricos, cilíndricos, cônicos, cúbicos, pirâmides, prismáticos (sem uso obrigatório da nomenclatura); Construção e representação das formas geométricas; Sensibilidade pela observação das formas geométricas em geral.
3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
I – LINGUA PORTUGUESA
1 – Expressão oral
Objetivo:
l Desenvolver a expressão oral, como instrumento de aquisição da autoconfiança da linguagem para melhoria das relações pessoais.
Procedimentos metodológicos:
l Reprodução de histórias lidas e ouvidas; Comentário de textos lidos; Dramatização de situações do cotidiano e de textos lidos ou ouvidos; Descrição de pessoas, animais, fatos e lugares; Declamações de quadrinhas, poemas, trava línguas, parlendas, adivinhas; Canto de músicas conhecidas e inventadas; Transmissão de recados, avisos, informações; Relato de filmes, brincadeiras, jogos, passeios, experiências pessoais, fatos do cotidiano, discussão, debates...;
2– Compreensão da leitura e produção Escrita:
Objetivos:
l Desenvolver habilidade de leitura para compreensão e interpretação, fonte de prazer e entretenimento.
l Compreender que a escrita tem diferentes funções na sociedade e que representa graficamente a linguagem.
l Desenvolver atividades de leitura proporcionando momentos de análise e reflexão para que o aluno possa perceber as implicações inseridas no texto, sendo capaz de formar seu próprio conhecimento.
Conteúdos:
l Leitura e escrita de diferentes tipos de textos: jornais, receitas, contos, fábulas, história de quadrinhos, bilhetes, cartas entre outros; Uso adequado da pontuação; Mudança da forma original do texto; Troca de experiência utilizando diferentes tipos de linguagens, reproduzir histórias, poesias, causos, programas de TV.
Procedimentos metodológicos:
l Interagir com diferentes tipos de textos; Leitura do próprio nome e dos nomes dos colegas; Predição de conteúdos de textos ou de palavras que podem aparecer no texto;
 Identificação das ações de personagens de pequenas histórias; Descoberta de letras em nome de colegas, frutas e animais; Identificação dos grupos sonoros parecidos dentro da poesia (rimas); Leitura de pequenos textos; Leitura coletiva de textos, localizando partes de leitura quando solicitado; Leituras de símbolos usuais estampados em embalagens, ambientes interiores e placas de ruas; perceber a semelhança de som inicial e final nos nomes dos colegas; Leitura e escrita de listas;
3– Gramática e ortografia:
Objetivos:
l Compreender e identificar as normas gramaticais e ortográficas da língua portuguesa;
l Classificar as letras do alfabeto em: consoantes e vogais;
l Usar a pontuação (ponto final, vírgula, dois pontos, travessão...) corretamente;
l Escrever ortograficamente palavras com S (com som de Z), palavras com O/U/L;
l Fazer uso correto da letra maiúscula no início de palavras e nomes próprios;
l Classificar as palavras segundo a posição da sílaba tônica;
l Perceber a necessidade da concordância de sujeito e verbo;
l Construir conceitos de adjetivos, plural, singular, pronome;
l Usar adequadamente M e N;
l Construir o conceito de substantivo próprio, comum, coletivo;
Conteúdos:
l Ordem alfabética; Vogal e consoante; Letra maiúscula; Uso do dicionário; Número de sílabas; Acentuação das palavras; Classificação silábica e tonicidade; Pontuação (vírgula, ponto final, travessão, dois pontos, exclamação e interrogação); Substantivos: próprio e comum, coletivo; Uso de letras: E/I, I/O/U, S/SS, C/G/Q, G/J, R/RR; M antes de P e B; Paragrafação; Pronomes pessoais; Verbo.
Procedimentos metodológicos:
l Aulas expositivas; Aulas práticas com jogos e brincadeiras; Discussões; Pesquisas; Oficinas; Entrevistas; Uso do dicionário; Exercícios orais e escritos; leitura de diferentes tipos de textos identificando as normas gramaticais e ortográficas;
II – MATEMÁTICA
1 – Objetivo:
l Ampliar o significado de número natural pelo seu uso em situações problemas e cotidianas;
l Desenvolver as técnicas operatórias das operações básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão);
l Construir o significado do número racional e de suas representações (fracionaria e decimal) a partir dos seus diferentes usos no contexto social;
l Conhecer algumas propriedades das formas geométricas espaciais;
l Identificar o minuto, a hora, o dia, a semana, o mês e o ano como unidades de medida de tempo;
l Compreender as unidades de medida de massa (quilograma, grama, miligrama);
l Reconhecer as unidades de medida de capacidade como litro e mililitro;
l Identificar as unidades de medida de comprimento (metro, centímetro, quilômetro);
l Ampliar o conhecimento do sistema monetário brasileiro;
Conteúdos:
l Números naturais; Sistema de numeração; Noções de geometria; Sistema monetário brasileiro; operações com números naturais; Figuras geométricas; Frações; Medidas de tempo; Medidas de comprimento; Medidas de massa; Medidas de capacidade;
Procedimentos metodológicos:
l Leitura e escrita dos números naturais; Escrita, comparação e ordenação de números naturais de qualquer grandeza; Decomposição de ordem e classe; Exercícios orais e escritos; Trabalho com jogos e brincadeiras; Aulas simuladas utilizando moedas e cédulas de papel; Resolução de problemas envolvendo as quatro operações e porcentagem; Construção dos sólidos geométricos; Exercícios práticos e escritos envolvendo unidades de medidas e fração; Representação de espaços por meio de maquetes; Pesquisas; Aula expositivas; Oficinas; Entrevistas; Construção do tangran.
III – CIÊNCIAS
Objetivo:
l Observação do corpo considerando as características internas e externas;
l Compreender a natureza como um todo dinâmico, formulando questões diagnosticando, propondo soluções para problemas reais, a partir do conhecimento científico, produção tecnológica, sem perder de vista a condição de vida;
l Observar as diferentes formas de como a água é encontrada na natureza;
l Reconhecer a qualidade da água utilizada em sua casa e na escola;
l Compreender que o ar existe, reconhecendo sua importância e cuidados;
l Caracterizar os diferentes ambientes e seus componentes, considerando a presença humana como maior responsável pelas ocorrências das transformações;
l Reconhecer a importância da água para os seres vivos;
l Compreensão das transformações relativas ao corpo nas diferentes fases de desenvolvimento: ao nascer, na infância, juventude, idade adulta e velhice, respeitando e valorizando as diferenças individuais;
l Investigação do ciclo da vida;
l Identificar as diferentes características dos animais, seu habitat, sua alimentação e sua reprodução.
Conteúdos:
l Nosso corpo; Plantas; Animais; Ar, água, solo e sol; Preservando o ambiente.
Procedimentos metodológicos:
l Pesquisas; Aula expositiva; Observações e experimentação; Exercícios escritos e orais; Oficinas; Aulas passeio;
IV – HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Objetivos:
l Compreender a história do município, partindo do nosso bairro, privilegiando as questões de urbanização e dos movimentos de população (migração e imigração) num trabalho que possa explicar a formação de uma realidade marcada pela diversidade de culturas e experiências sociais;
l Analisar semelhanças e diferenças, permanências e transformações de costumes, modalidades de trabalho, divisão de tarefas, organizações do grupo familiar e formas de relacionamento com a natureza, no sentido de ampliar a capacidade de observar as relações sociais e econômicas existentes no seu próprio tempo, reconhecendo a presença de outros tempos no seu dia- a- dia;
l Identificar os aspectos naturais e construídos pelo homem em cada espaço: rural e urbano;
l Relacionar os meios de comunicação e transporte existente em nosso município;
l Identificar as transformações ocorridas no município a partir da ocupação do meio;
l Identificação da situação ambiental da sua localidade: proteção e preservação do ambiente e sua relação com a qualidade de vida e saúde.
Conteúdos
l O lugar em que vivemos (município); O bairro onde moro; Espaço urbano e rural; relações econômicas: comércio; Os meios de transportes; Comunicação; Lugares e paisagens; Cultura.
Procedimentos metodológicos:
l Aulas expositivas; Construção de maquetes; Observação; Aula passeio; Pesquisas; Entrevistas; Oficinas; Descrição e representação através de desenhos dos espaços onde vivemos; Uso de mapas e globo.
V- CULTURA DO RIO GRANDE DO NORTE
Objetivo
l Conhecer a origem do folclore, importância e suas manifestações no município de Natal; Valorizar o patrimônio histórico cultural do município de Natal realizando um trabalho de conscientização sobre sua preservação;
l Identificar e valorizar as tradições da culinária potiguar
l Conhecer a produção cultural literária de cordel do município e seus cordelistas;
l Resgatar a memória das festas populares do município
Conteúdos:
l Folclore: origem e conceito, importância e manifestações; Patrimônio histórico cultural do município de Natal; Festas populares do município de Natal; Culinária potiguar; Literatura de cordel, biografia dos poetas natalenses.
Metodologia:
l Roda de leitura; Estudos de textos; Pesquisa; Varal de cordel; Visitas aos espaços: praças, monumentos, igrejas, etc. Coleta de receitas; Entrevistas.
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4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
I – LINGUA PORTUGUESA
1 – Expressão oral
Objetivo:
l Utilizar a linguagem para expressar sentimentos, experiências e idéias, considerando e respeitando os diferentes modos de falar das outras pessoas.
Procedimentos metodológicos:
l Reprodução de histórias lidas e ouvidas; Comentário de textos lidos; Conversas informais sobre fatos do cotidiano; Dramatização de situações do cotidiano e de textos lidos ou ouvidos; Descrição de pessoas, animais, fatos e lugares; Declamações de quadrinhas, poemas, trava línguas, parlendas, adivinhas; Canto de músicas conhecidas e inventadas.

2- Compreensão da leitura e produção Escrita:
Conteúdos:
l Leitura e escrita de diferentes tipos de textos: jornais, receitas, contos, fábulas, história de quadrinhos, bilhetes, cartas entre outros.
Procedimentos metodológicos:
l Interagir com diferentes tipos de textos; Predição de conteúdos de textos ou de palavras que podem aparecer no texto; Identificação das ações de personagens de pequenas histórias; Identificação dos grupos sonoros parecidos dentro da poesia (rimas); Produção de poesias, acrósticos, paródias, jornais, receitas, cartas, bilhetes, contos, histórias em quadrinhos entre outros; Leitura de textos; Leitura coletiva de textos, localizando partes de leitura quando solicitado; Leituras de símbolos usuais estampados em embalagens, ambientes interiores e placas de ruas; Leitura e escrita de listas;
3– Gramática e ortografia:
Objetivos:
l Compreender e identificar as normas gramaticais e ortográficas da língua portuguesa;
l Classificar as letras do alfabeto em: consoantes e vogais;
l Usar a pontuação (ponto final, vírgula, dois pontos, travessão...) corretamente;
l Escrever ortograficamente palavras com S (com som de Z), palavras com O/U/L;
l Fazer uso correto da letra maiúscula no início de palavras e nomes próprios;
l Classificar as palavras segundo a posição da sílaba tônica;
l Perceber a necessidade da concordância de sujeito e verbo;
l Construir conceitos de adjetivos, plural, singular, pronome;
l Usar adequadamente M e N;
l Construir o conceito de substantivo próprio, comum, coletivo;
Conteúdos:
l Pontuação; Acentuação; Encontro vocálico e consonantal; Ordem alfabética; Sílaba tônica; Dígrafo; Substantivos; Gênero; Número e grau; Adjetivo Concordância nominal; Pronomes pessoais; Artigo; Pronomes pessoais – reto e obliquo; Numeral; Concordância verbal; M antes de P e B; O som de S e Z; Palavras com finais AM, ÃO; Uso de letras: E/I, I/O/U, S/SS, C/G/Q, G/J, R/RR; Ortografia X e CH; O uso do POR QUE; Abreviatura das unidades de medidas; Acento de hiatos e ditongos; Acento diferencial; Variedades lingüísticas;
Procedimentos metodológicos:
l Aulas expositivas; Aulas práticas com jogos e brincadeiras; Discussões; Pesquisas; Oficinas; Entrevistas; Uso do dicionário; Exercícios orais e escritos; leitura de diferentes tipos de textos identificando as normas gramaticais e ortográficas; Análise e produção de textos.
II – MATEMÁTICA
1 – Objetivo:
l Ampliar o significado de número natural pelo seu uso em situações problemas e cotidianas;
l Desenvolver as técnicas operatórias das operações básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão);
l Construir o significado do número racional e de suas representações (fracionaria e decimal) a partir dos seus diferentes usos no contexto social;
l Conhecer algumas propriedades das formas geométricas espaciais;
l Identificar o minuto, a hora, o dia, a semana, o mês e o ano como unidades de medida de tempo;
l Compreender as unidades de medida de massa (quilograma, grama, miligrama);
l Reconhecer as unidades de medida de capacidade como litro e mililitro;
l Identificar as unidades de medida de comprimento (metro, centímetro, quilômetro);
l Ampliar o conhecimento do sistema monetário brasileiro;
Conteúdos:
l Números naturais; Sistema de numeração; Noções de geometria; Sistema monetário brasileiro; operações com números naturais; Figuras geométricas; Frações; Medidas de tempo; Medidas de comprimento; Medidas de massa; Medidas de capacidade.
Procedimentos metodológicos:
l Leitura e escrita dos números naturais; Escrita, comparação e ordenação de números naturais de qualquer grandeza; Decomposição de ordem e classe; Exercícios orais e escritos; Trabalho com jogos e brincadeiras; Aulas simuladas utilizando moedas e cédulas de papel; Resolução de problemas envolvendo as quatro operações e porcentagem; Construção dos sólidos geométricos; Exercícios práticos e escritos envolvendo unidades de medidas e fração; Representação de espaços por meio de maquetes; Pesquisas; Aula expositivas; Oficinas; Entrevistas; Construção do tangran;
III – CIÊNCIAS
Objetivo:
l Compreender a natureza como um todo dinâmico, formulando questões diagnosticando, propondo soluções para problemas reais, a partir do conhecimento científico, produção tecnológica, sem perder de vista a condição de vida;
l Identificar os corpos celestes que compõe parte do sistema solar;
l Caracterizar os diferentes ambientes e seus componentes, considerando a presença humana como maior responsável pelas ocorrências das transformações;
l Compreensão das transformações relativas ao corpo nas diferentes fases de desenvolvimento: ao nascer, na infância, juventude, idade adulta e velhice, respeitando e valorizando as diferenças individuais;
l Investigação do ciclo da vida;
l Identificar as diferentes características dos animais, seu habitat, sua alimentação e sua reprodução.
l Identificar as causas e as consequências da poluição do ar, da água, e do solo;
l Descrever anatomicamente os principais órgãos do corpo humano;
Conteúdos:
l Sistema solar; Natureza; Corpo humano e saúde; Preservando o ambiente; Alimentação e qualidade de vida; Recursos tecnológicos.
Procedimentos metodológicos:
l Pesquisas; Aula expositiva; Observações e experimentação; Exercícios escritos e orais; Oficinas; Aula passeio; Construção de maquetes; Leituras de informativos; Criação de painéis.
IV – HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Objetivos:
l Conhecer as origens do Estado;
l Compreender a história do Estado, privilegiando as questões de colonização, urbanização e dos movimentos de população (migração e imigração);
l Analisar semelhanças e diferenças, permanências e transformações de costumes, modalidades de trabalho, divisão de tarefas, organizações do grupo familiar e formas de relacionamento com a natureza, no sentido de ampliar a capacidade de observar as relações sociais e econômicas existentes no seu próprio tempo, reconhecendo a presença de outros tempos no seu dia- a- dia;
l Identificar os aspectos naturais e construídos pelo homem em cada espaço: rural e urbano;
l Relacionar os meios de comunicação e transporte existente em nosso município;
l Identificar as transformações ocorridas no Estado a partir da ocupação de outros povos;
l Compreender alguns aspectos importantes na construção do espaço como: área, população, relevo, hidrografia, clima, vegetação, fauna e flora e economia.
Conteúdos:
l O lugar em que vivemos (Estado do RN); O surgimento das primeiras cidades do RN; Os primeiros moradores; A colonização do interior; A vida dos escravos em nossa região; A formação do Estado do RN; Área urbana e rural; Comunicação e transporte; Localização geográfica (o RN no Brasil e no Nordeste); Divisão política e limites do RN; Área geográfica; População; Relevo; Hidrografia; Clima e vegetação; Fauna e flora; Economia.
Procedimentos metodológicos:
l Aulas expositivas; Construção de maquetes; Observação; Aula passeio; Pesquisas; Oficinas; Descrição e representação através de desenhos dos espaços onde convivemos; Uso de mapas, globo e atlas.

V- CULTURA DO RIO GRANDE DO NORTE
Objetivo
l Conhecer e divulgar a cultura do Rio Grande do Norte a riqueza do povo expressa na literatura, artes plásticas e folclore;
Conteúdos:
l Poetas norteriograndenses; Artistas e artesões potiguares; Folclore (origem, conceito,); Festas populares do RN
Metodologia:
l Roda de leitura; Estudos de textos; Pesquisa; Dramatizações; Apresentações artísticas; Visitas a espaços culturais; Entrevistas.

5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
I – LINGUA PORTUGUESA
1 – Expressão oral
Objetivo:
l Utilizar a linguagem para expressar sentimentos, experiências e idéias, considerando e respeitando os diferentes modos de falar das outras pessoas.
Procedimentos metodológicos:
l Reprodução de histórias lidas e ouvidas; Comentário de textos lidos; Conversas informais sobre fatos do cotidiano; Dramatização de situações do cotidiano e de textos lidos ou ouvidos; Descrição de pessoas, animais, fatos e lugares; Declamações de quadrinhas, poemas, trava línguas, parlendas, adivinhas; Canto de músicas conhecidas e inventadas.

2– Compreensão da leitura e produção Escrita:
Conteúdos:
l Leitura e escrita de diferentes tipos de textos: jornais, receitas, contos, fábulas, história de quadrinhos, bilhetes, cartas entre outros.
Procedimentos metodológicos:
l Interagir com diferentes tipos de textos; Predição de conteúdos de textos ou de palavras que podem aparecer no texto Identificação das ações de personagens de pequenas histórias; Identificação dos grupos sonoros parecidos dentro da poesia (rimas); Leitura de diferentes tipos de textos: poesias, acrósticos, paródias, jornais, receitas, cartas, bilhetes, contos, histórias em quadrinhos entre outros; Produção de poesias, acrósticos, paródias, jornais, receitas, cartas, bilhetes, contos, histórias em quadrinhos entre outros; Leitura coletiva de textos, localizando partes de leitura quando solicitado; Leituras de símbolos usuais estampados em embalagens, ambientes interiores e placas de ruas.
3– Gramática e ortografia:
Objetivos:
l Compreender e identificar as normas gramaticais e ortográficas da língua portuguesa;
l Classificar as letras do alfabeto em: consoantes e vogais;
l Usar a pontuação (ponto final, vírgula, dois pontos, travessão...) corretamente;
l Escrever ortograficamente palavras com S (com som de Z), palavras com O/U/L;
l Fazer uso correto da letra maiúscula no início de palavras e nomes próprios;
l Classificar as palavras segundo a posição da sílaba tônica;
l Perceber a necessidade da concordância de sujeito e verbo;
l Construir conceitos de adjetivos, plural, singular, pronome;
l Usar adequadamente M e N;
l Construir o conceito de substantivo próprio, comum, coletivo;
Conteúdos:
l Pontuação; Acentuação (oxítona, paroxítona, e proparoxítona); Encontro vocálico e consonantal; Ordem alfabética; Sílaba tônica; Dígrafo; Substantivos; Gênero; Número e grau; Adjetivo; Verbo; Concordância nominal e verbal; Artigo; Pronomes pessoais – reto e obliquo; Advérbio; Numeral; Preposição; Conjunção; M antes de P e B; O som de S e Z; Palavras com finais AM, ÃO; Uso de letras: E/I, I/O/U, S/SS, C/G/Q, G/J, R/RR; Ortografia RÃO e RAM; O uso de POR QUE; Abreviatura das unidades de medidas; Acento diferencial; Variedades lingüísticas.
IV – HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Objetivos:
l Compreender a história do BRASIL, privilegiando as questões de colonização, urbanização e dos movimentos de população (migração e imigração);
l Perceber os aspectos geográficos da localização do Brasil;
l Analisar semelhanças e diferenças, permanências e transformações de costumes, modalidades de trabalho, divisão de tarefas, organizações do grupo familiar e formas de relacionamento com a natureza, no sentido de ampliar a capacidade de observar as relações sociais e econômicas existentes no seu próprio tempo, reconhecendo a presença de outros tempos no seu dia- a- dia;
l Identificar os aspectos naturais e construídos pelo homem em cada espaço: rural e urbano;
l Relacionar os meios de comunicação e transporte existente em nosso município;
l Identificar as transformações ocorridas no Estado a partir da ocupação de outros povos;
l Compreender alguns aspectos importantes na constituição do espaço como: área, população, relevo, hidrografia, clima, vegetação, fauna e flora e economia.
Conteúdos:
l O Brasil Colonial; Formação do povo brasileiro; Brasil: do segundo império até 1930; O Brasil a caminho do terceiro milênio; A tecnologia a serviço do homem; O lugar em que vivemos (país); 1. Brasil: representação e localização - Linguagem cartográfica: diferentes formas de representação; O Brasil no globo; O Brasil no planisfério; O Brasil no continente americano. 2. O território brasileiro e suas paisagens; Brasil, país onde vivemos; Brasil, paisagens naturais; Relevo; Vegetação; Rios; Paisagens litorâneas; Tipos de climas; Brasil: paisagens construídas pela ação do homem; Atividades econômicas. 3. A Diversidade regional do Brasil - Divisão regional do Brasil
Procedimentos metodológicos:
l Aulas expositivas; Construção de maquetes; Observação; Aula passeio; Pesquisas; Oficinas; Descrição e representação através de desenhos dos espaços onde vivemos;
 Uso de mapas e globo, legendas e atlas; Criação de painéis.
V- CULTURA DO RIO GRANDE DO NORTE
Objetivo
l Reconhecer a importância do turismo para o desenvolvimento sócio-econômico e cultural do RN;
l Conhecer a origem do folclore, importância e suas manifestações no Rio Grande do Norte;
l Identificar os folcloristas do nosso estado;
l Reconhecer a dança, folguedos, jogos folclóricos, “causo” e contos populares em suas concepções estéticas e culturais;
l Estabelecer um paralelo entre a linguagem popular e coloquial mostrando a importância dessas expressões como cultura popular;
l Identificar os personagens folclóricos na cultura regional,
Conteúdos:
· Turismo e cultura do RN; Manifestações culturais do RN: (Folclore, gastronomia, calendário e histórico cultural); Folcloristas do RN ( Câmara Cascudo, Deífilo Gurgel, outros); Danças, folguedos, jogos, causos e contos populares; Linguagem popular; Personagens folclóricos.
Metodologia:
Roda de leitura; Estudos de textos; Pesquisa; Dramatizações; Apresentações artísticas; Visitas a espaços culturais; Exposições fotográficas; Seminários; Entrevistas.

6.4 BASES DA AVALIAÇÃO ESCOLAR
O processo avaliativo para atender aos pressupostos descritos na proposta, deve apresentar-se numa visão coletiva, considerando o universo da instituição escolar. A proposta de avaliação da aprendizagem receberá o tratamento da progressão continuada , uma vez que a organização de sua escolaridade adota o sistema de ano. Amparando-se nos princípios legais, postos pela Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDBEN), a escola também adotará os processos de classificação e reclassificação para melhor atender as diferenças individuais presentes em seu contexto. Estabelecerá ainda os critérios da avaliação continua e cumulativa com prevalência nos aspectos qualitativos, sem perder de vista o caráter diagnóstico, e formativo.
Dentre os vários instrumentos de avaliação recomendam-se atividades diversas, ( uso de fichas descritivas para 1º, 2º e 3º anos e notas para 4º e 5º anos) para o acompanhamento da aprendizagem. Visando a coerência do processo avaliativo a equipe técnica pedagógica deve acompanhar a aplicação desses instrumentos, não como forma de policiamento, mas como verificação e adequação do trabalho desenvolvido pela escola.
6.5 BASES DA GESTÃO ESCOLAR
A Escola Laboratório Presidente Kennedy, ao longo de sua historia tem procurado oferecer a comunidade um espaço de aprendizagem não só cognitiva, mas, o acesso ao exercício democrático como instrumento de participação social.
Indiscutivelmente, a escola pública tem passado por mudanças necessárias, no entanto, essas mudanças não tem sido suficiente para atender as demandas sociais, principalmente no que diz respeito o acesso ao conhecimento. Por isso, é preciso acreditar que a escola não pode mais ser gerida com base numa concepção autoritária e centralizadora, e somente por meio da gestão democrática é possível transformá-la num espaço de aprendizagem significativa, contudo, a participação só se efetiva na elaboração do projeto pedagógico, pois é por meio desse instrumento que a escola tornar-se-á ativa.
Juntamente ao projeto encontra-se o conselho escolar, visto também como principio da gestão democrática permitindo a sua comunidade um maior envolvimento nas decisões e caminhos da escola.
Em sendo assim, acredita-se que o Projeto Pedagógico enquanto proposta de trabalho coletivo define-se pelos desejos e necessidades e pelas possibilidades dos educadores da escola.
VII REGIMENTO ESCOLAR


A conquista da cidadania requer um esforço dos educadores em estimular instâncias e práticas de participação popular. A participação da comunidade possibilita à população o conhecimento e a avaliação dos serviços oferecidos e intervenção organizada na vida da escola.

(Libâneo)
O Regimento de uma escola é sua lei maior é a partir dele que são estabelecidas as normas de funcionamento legal do estabelecimento de ensino. A elaboração desse documento é de responsabilidade da própria comunidade escolar, claro que a escola atua como agente motivador e coordenador desse projeto. Pode-se dizer que o regimento é um documento inacabado, pois precisa ser revidado e reelaborado sempre que a legislação sofrer algumas mudanças.
Neste sentido, na sua fase de elaboração não se pode perder de vista as proposições legislativas da educação como: a LDBEN, em vigor, o Estatuto da Criança e do Adolescente, Parâmetros de normas Básicas que determinam o funcionamento da escola para o Estado do Rio Grande do Norte e os princípios do projeto pedagógico do próprio estabelecimento de ensino.

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