Monday, June 08, 2009

APRESENTAÇÃO DA ESCOLA



A Escola Estadual Presidente Kennedy tem sua história atrelada a criação da Escola Normal de Natal, que foi criada através do decreto de número 178 de abril de 1908. Funcionando como anexo da Escola Estadual do Atheneu Norte Riograndense.
Com o passar do tempo a Escola Normal passou a denominar-se Instituto de Educação de Natal conforme Lei nº 2639 de 28 de janeiro de 1960. Em 1965 mediante um convênio firmado entre a Secretaria de Educação do Estado junto a SUDENE/USAID e "Aliança para o Progresso" foi construído o prédio do Instituto Superior Presidente Kennedy, atualmente denominado Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy - IFESP, um contributo à influência Norte Americana nas políticas de educação no Brasil e, em especial no Rio Grande do Norte.
Com o ciclo de reforma da educação brasileira, cujo marco principal, no periodo, era a Lei 5.692/71, que fixava Diretrizes e Bases para o Ensino de primeiro e Segundo graus. O Instituto Presidente Kennedy passou a ser denominado escola Estadual Presidente Kennedy de 1º e 2º graus, sobre a autorização de número 394/76, transformando o curso normal em uma das habilidades profissionais de segundo grau, ou seja, curso de magistério.
Pela natureza do caráter de dinamicidade do processo educacional em 1994, mediante a lei nº 6.573 de 03 de fevereiro, a de Formação Presidente Kennedy -IFP, ministrando em nível de 3º grau o Curso de Formação de Professores de 1ª a 4ª series, reconhecido pela portaria nº 69/96 do Conselho Nacional de Educação - CNE.
Portanto, foi por meio das forças propulsoras mediatizadas pelas exigências de ordem legislativas e políticas educacionais de ajustamento dos sistemas de educação, que nasceu a Escola Estadual Presidente Kennedy de Ensino Fundamental, que se articula ao Instituto de Ensino Superior como Laboratório de estágio, oportunizando aos alunos /docentes articular as proposições emanadas pela teoria, aos procedimentos reais do cotidiano da escola.
Neste sentido, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Presidente Kennedy vem nos últimos anos, investindo na qualidade de suas atividades para melhor atender o público que depende desta instituição para conquistar o acesso ao conhecimento sistematizado, e consequentemente exercer com dignidade sua cidadania.
A referida escola localizada na cidade de Natal/RN, no bairro Lagoa Nova, zona sul da cidade, precisamente a rua Jaguarari nº 2100. Sua clientela é bastante heterogênea seus alunos são oriundos de diversos bairros, inclusive da zona norte.
Para acolher este público a escola oferece uma infra- estrutura adequada, encontrando-se em perfeito estado de conservação Atualmente a Escola Laboratório Presidente Kennedy tem uma clientela de 341alunos, de 1º ao 5º ano, que estão distribuídos nos turnos matutino e vespertino formado por 11 (onze) turmas. Atualmente dispõe de: 6 (seis) salas de aulas, sala de apoio pedagógico, um ambiente para telessala, um laboratório de informática com 10 computadores ligados a Internet, uma sala de leitura, um refeitório, cozinha com despensa para guardar a merenda escolar, sala para o professor, banheiros para funcionários e discentes, inclusive um banheiro adaptado para alunos com necessidades especiais, rampas e um espaço amplo para recreação, sala para direção e secretaria, e sala para os professores.
Quanto a equipe docente, a escola comporta 39 profissionais, sendo 29 efetivos e 10( dez) estagiários que são distribuídos nas salas de aula do 1º ao 5º ano, e nos demais espaços pedagógicos que subsidiam o processo de ensino aprendizagem. A atual diretora encontra-se desde abril de 2004, assumindo a função de gestora, do Estabelecimento de Ensino. Na escola não há vice-diretor, no entanto dispõe de duas coordenadoras pedagógicas, uma secretária e três auxiliares, ainda contempla o pessoal de apoio e um quadro de professor, em sua maioria com formação superior e com pós-graduação. No sentido de selar sua responsabilidade com a comunidade escolar concomitantemente com a sociedade, a escola Estadual Presidente Kennedy abraçou o compromisso com o processo de inclusão. E de acordo com as Diretrizes da secretaria de Educação, efetiva a matrícula das crianças com necessidades especiais antecipada a matrícula oficial. Neste contexto, a escola se organiza para receber todas as crianças que nela desejarem se matricular.
Sendo assim, a escola acredita que a instituição que a forma é aquela que provê formação cultural e científica, sem perder de vista a valorização humana, posta como princípio promotor do processo de inclusão. Por isso, reconhece que os investimentos necessários à escola de qualidade devem está fundamentados em políticas comprometidas com o desenvolvimento integral dos alunos. Políticas que se fortalecem a partir de decisões externas e internas de cunho participativo e democrático, cujas reais necessidades e identidade da escola sejam levadas em consideração.
Por essa razão, o que se pode dizer em relação ao compromisso da escola com a sociedade e com a comunidade escolar é que a instituição existe e está disponível para atender a todos com a mesma condição de competência, pois a educação, enquanto serviço público, precisa corrigir algumas distorções e quebrar alguns mitos que tem comprometido o desempenho de suas ações.
Implementação do Projeto Político Pedagógico
Configurado a partir de decisões coletivas, o projeto político pedagógico da Escola Estadual Presidente Kennedy vem sendo desenvolvido pelos seus atores por meio de atitudes conscientes. As ações que se desencadeiam cotidianamente, além de articuladas com as necessidades da escola recebem tanto dos professores como da comunidade escolar, credibilidade e aprovação, comprovando que a coletividade ainda é o diferencial para impulsionar a organização do trabalho na escola.
Assim, os objetivos que determinam as ações internas da escola movimenta o seu fazer e procurando atender as necessidades dos seus atores. Como estas ações nascem dentro da escola, os caminhos delineados não sofrem atropelos nem improvisos, mas são traçados com compromisso e responsabilidade.
A prática do planejamento torna-se, portanto, fio condutor dessas ações, e como a prioridade não se concentra apenas em uma delas, mas no conjunto de várias, os objetivos e metas passam a ser implementadas gradativamente de acordo com as necessidades de maior urgência.
Diante das ações previstas, a aprendizagem dos alunos que demandam da escola vem causando grandes preocupações, por isso vem recebendo da equipe pedagógica e dos professores investimentos. São práticas complementares de apoio ao processo de aprendizagem incorporando ao projeto da escola, logo no início do ano letivo.
Para mediatizar a aprendizagem dos alunos e a eles garantir melhor desempenho, a escola realiza mensalmente sessões de estudos junto aos professores. Aqui os docentes são também sujeitos construtores do conhecimento, aprendem refletindo sobre a prática dialeticamente construída. Desta forma, busca-se implementar a formação continuada a partir do real, que não se encontram nas literaturas da ciência da educação, mas no cotidiano das ala de aula.
Merece destacar também a brinquedoteca, como recurso de aprendizagem, que foi montada gradativamente, mediante parcerias internas - professor, alunos e funcionários. O seu uso também vem acontecendo por etapas, considerando as prioridades, necessidades das crianças e disponibilidade de recursos.
Essas são, na verdade posturas peculiares à implementação das ações, dentre as quais, a escola se compromete realizar, todas são criteriosamente planejadas, pois o que interessa não é apenas suas descrições no projeto, mas a qualidade daquilo que se promove na prática.
Sobre o Processo de Gestão da Escola
Diante do novo modelo de sociedade e dos grandes desafios que visivelmente permeiam o processo educacional, a prática administrativa da escola, supra citada, ocorre de forma participativa atendendo os princípios propostos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional (lei 9394/2006). As ações que demandam desta prática tem se comprometido em oferecer a comunidade escolar um espaço de aprendizagem que não se paute apenas na dimensão cognitiva, mas, na dimensão humana, que além dos efeitos da razão, prima pela emoção e sentimentos que perfazem a formação integral do homem.
Assim a proposta de gestão agasalhada pela escola ultrapassa o modelo autoritário e garante a seus atores o acesso ao exercício democrático como instrumento de participação e formação da cidadania. Para isso acontecer a escola utiliza-se de momentos e atividades diversas, promotoras de aprendizagem e formação da consciência crítica e autônoma.
Dentre os seus maiores desafios a "Educação como Direito de Todos" talvez seja aquele que desprende o melhor olhar, pois a escola só pode crescer em qualidade se o direito de aprender for conquistado por todos.
Neste sentido, a gestão escolar lança mão, sem perder a visão totalizadora de suas atribuições, dos mais variados recursos, dentre metas e ações, para efetivação do processo de aprendizagem. Pais, professores e pessoal de apoio complementar são acionados para intervir em prol da melhoria desse processo. Para isso são traçados vários caminhos, que em forma de projetos vão formando o grande mosaico da escola. Não são peças separadas que contam, mais o todo que se fortalece a cada parte que se agrega.
Como todo trabalho se edifica a partir da satisfação dos seus resultados, a avaliação aparece em forma de processo e produto. O produto aqui entendido como inacabado que novamente se processa e se transforma para corrigir distorções ou aprofundar e ampliar a aprendizagem. È da compreensão que a escola tem do homem como ser inacabado e capaz, que a gestão escolar implementa a otimização do seu trabalho fazendo com que sua comunidade acredite que é possível se fazer uma escola pública potencialmente comprometida com a formação da cidadania.
O que torna a escola eficaz
Procurar romper com os limites que impede a aprendizagem acontecer, com certeza, é o grande desafio da escola, consequentemente, vencê-lo é uma conquista inigualável. Desta forma, a escola tem usado todas suas forças para vencer essa batalha. Dentre as diversas estratégias que já foram utilizadas destaca-se o projeto "Desmitificando o óbvio", que reúne alunos que apresentam baixo desempenho na aprendizagem da leitura e escrita. Por meio desse projeto muitas crianças já se libertaram das amarras da leitura, melhorando até mesmo a sua forma de relacionamento dentro da escola.
Sem dúvidas esse resultado decorre do modelo de gestão semeado na escola, ainda mais da consciência dos seus atores que chegam a reconhecer, hoje, mais do que ontem, que a escola pública, assim como outras escolas tem problemas, mas, muitos deles podem ser resolvidos internamente, quer seja dos muros da escola , quer seja no íntimo de cada um que dela participa.
È importante destacar que deste projeto outras atividades são canalizadas, inclusive o lúdico que entra como ponte entre o aprender e o prazer de aprender brincando. Aqui a proposta também se diversifica em detrimento das crianças que possuem algum tipo de deficiência. Funciona como uma sala de apoio que procura assistir os alunos, considerando suas necessidades. São essas e outras atitudes que satisfazem a comunidade escolar.





Rendimento escolar dos alunos nos últimos quatro anos anos
O quadro a seguir apresenta os indicadores do desempenho da escola referente aos censos escolar dos anos de 2005,2006,2007,2008
ANO
Taxa de Aprovação (%)
Taxa de reprovação (%)
Taxa de abandono (%)
Taxa de distorção idade /série (%)
2005
75%
7,6%
8,1%
12%
2006
78%
4,2%
3,4%
17%
2007
81%
5%
2%
!6%
2008
97%
3%
0,3%
15%

Com base nos resultados do quadro acima percebe-se que a taxa de aprovação apresentou resultados positivos, o que pode ser constatado mediante o acréscimo no índice de alunos aprovados no último ano. Quanto a taxa de reprovação, os resultados em 2008 indicam, que está sempre decrescendo, constatando-se um declínio de 4,6% em relação a 2005. A taxa de abandono é superada a cada ano, sendo considerável o percentual apresentado no ano de 2008. Taxa de distorção( ver com gilda)
A análise dos indicadores do desempenho do rendimento escolar trouxe para a escola novos desafios e preocupações. Logo, a partir do ano de 2005, novas decisões foram tomadas e vários investimentos foram feitos para reverter a situação diagnosticada. A implementação de metas e ações que pudessem contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e consequentemente para a permanência do aluno na escola evidenciou resultados satisfatórios no ano seguinte.
Como atividades significativas para efetivação desses propósitos, a escola redimensionou sua prática pedagógica, reestruturou a proposta curricular e fez investimentos na formação profissional. Dentre as atividades merece destacar o projeto de apoio a aprendizagem, o trabalho de integração escola x família, a construção do espaço lúdico, brinquedoteca, o trabalho com os projetos didáticos e a formação continuada dos professores.
Na busca de caminhos para se fazer cumprir "A Escola como Direito de Todos", os resultados tem servido como parâmetros para reflexão do fazer pedagógico em exercício de ação - reflexão norteador pelos princípios de uma gestão democrática e participativa

2 comments:

Anonymous said...

Ola, será que dá para melhor esta postagem.nao entendi a estatistica deste texto. Sandra minas gerais.

Anonymous said...

O blá,blá,blá é muito grande prá se acreditar. Lucia do PA