Tuesday, November 28, 2006

Aprendizagem Interativa

Com o desenvolvimento do Projeto Mídia e Escolas Integradas houve a necessidade de criarmos dois grupos virtuais no Yahoo. Um grupo dos professores e um outro dos alunos. Ambos os grupos têm o objetivo de interação tanto pedagógica por parte dos professores que postam seus planejamentos e atividades e trocam idéias, quanto de aprendizagem dos alunos que relatam suas experiências no projeto.


No grupo dos professores, há oportunidade de conhecer a realidade pedagógica das duas escolas a partir dos planejamentos e projetos desenvolvidos. A idéia é encontrar uma intersecção temática entre os projetos das escolas: Kennedy e Berilo Wanderley para que aconteça interação de aprendizagem dos alunos.

No grupo dos alunos, eles se apresentam, enviam mensagem, lêem as informações postadas dos colegas e estão se organizando para interagir via chat.




5 comments:

Anonymous said...

Muito legal, esse projeto!

Anderson Leal - Salvador/BA

Gládis Leal dos Santos said...

Olá pessoal,

Vocês estão de parabéns pelos projetos desenvolvidos e pelo novo blog.Quero convidá-los a participar de nossos projetos de intercâmbio no próximo ano.

Deixo aqui o endereço do blog de nossa escola e aguardo a visita de vocês.

http://caicmariano.blogspot.com

Um grande abraço
Prof. Gládis Leal dos Santos
Joinville SC

Anonymous said...

PORTAL DA ESCOLA LABORATÓRIO - A DIFERENÇA NA EDUCAÇÃO ESTADUAL
Com o intuito de encorajar e disseminar o uso de tecnologias inovadoras, possibilitar a criação de novos relacionamentos nas escolas, instigar a aprendizagem e levar informações atuais a todos os que participam da vida escolar, a Escola Laboratório Presidente Kennedy lança o projeto do Portal da Escola Laboratório.
Trata-se de um ambiente de conhecimento, ensino e aprendizagem com muitas informações organizadas e avaliadas sobre o Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano, além de recursos de administração escolar, comunicação entre usuários, assessorias, artigos, atualidades, entre outros, ao qual sua escola pode associar-se, tornando-se parceira deste projeto.
Ao associar-se, a escola passa a ter sua própria homepage, onde pode disponibilizar conteúdos e serviços próprios, assim como conta com todos os conteúdos e serviços do Portal da Escola Laboratório. Seus educadores podem desenvolver novos projetos; seus alunos podem fazer pesquisas infinitamente mais completas e trocar experiências educacionais com estudantes de todo o Brasil; e os pais podem participar da vida escolar de seus filhos.
Contando com pessoas que têm como objetivo tornar o Portal da Escola Laboratório o melhor exemplo da educação brasileira no mundo todo, a equipe da escola é composta por técnicos webdesigners, estagiários do curso de sistemas de informação, educadores, professores das diversas disciplinas, redatores, bibliotecárias, pedagogos. São muitas pessoas produzindo educação dia após dia.

A ESCOLA LABORATÓRIO PRESIDENTE KENNEDY. QUEM SOMOS
Atualmente, atua na área educacional, Na área educacional, está presente na Educação do Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano. Faz pareceria com o Ensino Superior do IFESP. Com a SEEC/RN e as Escolas Manoel Villaça e Edgar Barbosa, além de manter convênio com MEC/FNDE.
E este é o nosso endereço eletrônico.
http://www.elpkennedy.blogspot.com/

Anonymous said...

Sobre a democratização da Escola Laboratório
A democratização da gestão escolar implica a superação dos processos centralizados de decisão e a gestão colegiada, na qual as decisões nasçam das discussões coletivas, envolvendo todos os segmentos da escola, e orientadas pelo Projeto Político Pedagógico. O Conselho Escolar por ser formado pelos integrantes dos diversos segmentos que formam a escola, apresenta uma visão privilegiada do fazer pedagógico, assim que ações concretas pode encaminhar para otimizar a utilização do tempo na educação básica? O processo de mudança que amplia o estabelecimento de ações compartilhadas na escola e fortalece a forma de organização coletiva com a estrutura de equipe gestora. A construção e atuação do Conselho Escolar têm se mostrado um dos caminhos para se avançar na democratização de gestão compartilhada. Assim o Conselho Escolar, órgão de representação da comunidade escolar, é também, responsável por traçar os planos de aplicação dos programas projetos. Cuja função principal é de aprovar os estes planos dos recursos financeiros, defendendo uma política de priorização das metas e ações a serem alcançadas.

Anonymous said...

muito interessante a forma como é conduzida as ações de trabalho desta escola, observamos que a gestão participava é a mola fundamental. no cotidiano escola. Parabéns a todos da escola. Sandra da SEEC rn